domingo, 26 de janeiro de 2014

Karlsruhe sob tensão

      E ai galera, como prometido no meu último post, aqui estou eu de volta! Estava pensando em escrever um post sobre uma série que eu estou terminando de assistir na íntegra somente agora apesar de ser uma série antiga, da época que não era moda assistir séries. Estou falando de "The Wonder Years". Mas acontece que eu decidi desistir da ideia pois gostaria de fazer algo como um review, com um pouco mais de informações, o que não poderia fazer agora. Então quem sabe quando terminar de assistir...
      Enfim, vim falar do que está rolando aqui em Karlsruhe. Minha cidade é uma cidade universitária com velhinhas. Sim, por mais bizarro que pareça, o povo que predomina nas ruas são idosos com seus andadores super tecnológicos e jovens de mochila. Outro fato curioso é a quantidade de intercambistas, que é alta, e se somada a quantidade de alemães de outras cidades/estados da Alemanha faz você se perguntar se realmente existem maternidades em Karlsruhe. É realmente raro encontrar um nativo.
      Agora que vocês estão ambientados, fica mais fácil entender a situação. No próximo mês nossos Vorlesungen (aulas da faculdade, basicamente) acabam. E aqui na KIT, nossa faculdade, o esquema é o seguinte: Você assiste todas as aulas e depois faz uma prova sobre tudo o que você aprendeu. Ótimo não?! (não!) Algumas matérias tem trabalhos e outras provas, para quem faz exatas geralmente a opção se restringe a fazer os dois ou só a prova, mas existe sim quem faça só trabalhos (geralmente são mais tensos nesse caso). As provas são de dois tipos, oral ou escrita. A oral são 20 minutos com o professor conversando e fazendo perguntas (alguns aceitam fazer em inglês). A escrita geralmente é um calhamaço para ser feito em uma hora.
      O que eu estou fazendo esse semestre? 3 provas orais e um trabalho. E sim, estou começando a ficar preocupado, estressado, desesperado. Agora, se eu que estou fazendo 3 matérias estou assim, imagine quem faz, como minha vizinha, 7 matérias! É o inferno na terra. E essa vibe toda pode ser sentida em todos os lugares: nas aulas, nos treinos de basquete, no trem, na rua... Resumindo, a cidade está emburrada, com olheiras, e só tende a piorar. É isso que nos aguarda no póximo mês.
      Gostaria de escrever também um pequeno comentário sobre a neve. Nevaram uns 3 ou 4 dias desde que começou o frio, mas nenhum dia com neve de verdade. Estamos no aguardo, mas a previsão do tempo sempre diz que nevará daqui uma semana, mesmo depois que passa uma semana... Será que vou ver neve de verdade aqui?! Fica a expectativa...


      Beijos e abraços a todos, e comentem =]

Nenhum comentário:

Postar um comentário