Olá galera, faz tempo que eu não crio um post padrão, falando pura e simplesmente da vida e tal. Para aqueles que não sabem estou morando na Alemanha, mais especificamente em Karlsruhe. Ano passado trabalhei com iOS, mais especificamente com jogos, e desde Agosto estou no velho mundo. Dito tudo isso gostaria de fazer um post com uma comparação do meu estilo de vida aqui, com o que eu tinha no Brasil.
Vamos por partes então:
1. Língua:
No Brasil temos vários sotaques, com diferenças bem notáveis, expressões próprias e por ai vai. Aqui, algo que pode-se perceber, são os dialetos, que além de um novo sotaque, trazem novas palavras. Ou seja, para nós que não falamos a língua desde sempre, fica muito difícil de entender algumas pessoas. A diferença é tão grande que, no meu caso, tenho um professor, o qual compreendo 90% do que ele fala, e em compensação, outro que tenho que me esforçar muito para entender 30%.
2. Clima
Não preciso nem dizer que é muito mais frio aqui. Porém ainda não chegamos na pior época do inverno, dizem por aqui que em fevereiro a neve cai de verdade, e não só uns floquinhos como tivemos até agora.
3. Comida
Batata, batata, batata e mais um pouco de batata. Ela não pode faltar no cardápio do bom alemão. Seria o nosso arroz e feijão, e sim, eles comem batata, uma carne, uma saladinha, e só! Para um brasileiro fica faltando alguma coisa, mas com o tempo acostuma-se. Ou cozinha-se em casa =P
4. Cidade
É muito difícil comparar São Paulo com Karlsruhe. São Paulo é a sexta cidade mais populosa do mundo, Karlsruhe não é nem sequer conhecida fora da Alemanha. As coisas aqui são muito mais simples e organizadas. Como por exemplo o...
5. Transporte
Para ir até a USP eu levava em média 1 hora de um ônibus abarrotado (especialmente em começo de ano). Aqui eu demoro 15 minutos para ir a pé até a minha aula mais longe de casa. A cidade é baseada em 2 principais meios de tansporte, o trem fora da terra e a bicicleta. Todo morador de Karlsruhe que se preze precisa de uma bicicleta, e eu não sou excessão.
6. Moradia
Para alguém que sempre morou com os pais, morar sozinho num quarto com mais 8 alemães no corredor é uma experiência completamente diferente. Basicamente ter que cuidar 100% do próprio nariz, fazer compras, lavar roupa, fazer faxina, e tudo mais em que morar sozinho implica. A parte boa de tudo isso é estar livre para fazer o que quiser quando quiser!
7. Faculdade
Estou fazendo apenas matérias optativas aqui, pois já não tenho mais obrigatórias para cumprir no meu currículo.Uma grande diferença porém, é o conteúdo. Ele é muito mais prático e voltado para algo específico. E além disso, muitas provas são orais.
8. Segurança
A criminalidade aqui se resume a alguns furtos
esporádicos de bicicletas. Assaltos praticamente não existem, e ocorrência à mão armada seria caso para comentar durante o ano todo.
9. Povo
Sabe o jeitinho brasileiro? Aqui ele não só não existe como é abominado. Experimente atravessar o semáforo vermelho de pedestre para ser fuzilado por olhares incrédulos de desprezo!
10. Relacionamento
Isso é algo bem engraçado aqui. Um casal pode se conhecer, e demorar uns 10 encontros até trocarem o primeiro beijo, e isso será considerado normal... Segurar a mão já é uma grande conquista!
11. Banho
Europeus de fato tem um relacionamento complicado com o chuveiro. Muitos, mas muitos mesmo, não tomam banho todo dia. Além disso o chuveiro costuma ser pequeno, e com box de plástico, daquele que gruda em você durante o banho. Não vejo a hora de voltar pro chuveiro "espaçoso" do meu quarto. Ah, e roupa de cama é trocada em média de 6 em 6 meses...
Não vou me estender mais pois o post já está enorme. Espero que tenham gostado e fiquem atentos, pretendo dar vida novamente ao blog. Não esqueçam de comentar!
Bjss e abraços
Fevereiro tem neve de verdade... Isso aí é brincadeira. Hahahhaha
ResponderExcluirNinguém mandou escolher o país dos ursos Fe, eu avisei! hahahaha Mas pra falar a verdade não vejo a hora de fazer um boneco de neve =P
Excluir