quarta-feira, 9 de março de 2011

Coincidência

Quando eu acordei hoje, estava com uma baita vontade de ouvir Beatles, não uma versão qualquer, mas a trilha sonora de “Across the Universe”. Isso deve-se ao fato de eu ter pego ontem de volta minha versão do filme que estava emprestada. Fato comum, uma vez que a imagem do filme instalou-se na minha mente após eu pegar meu DVD. O curioso foi ligar a televisão e ver que o filme estava passando enquanto eu ouvia as músicas.
Sexta eu estava conversando sobre algumas bandas quando me falaram sobre o Neil Young. Eu nunca havia parado para escutar uma canção dele, então fui ao YouTube, digitei seu nome e ouvi a primeira música que apareceu, “Heart of Gold”. No dia seguinte minha mãe alugou “Comer Rezar Amar”, adivinhem só o que tocou no filme! Pois é, “Heart of Gold” mais uma vez.
Pode-se dizer que estou sofrendo de apofenia?
Se você não sabe do que se trata, não se desespere nem corra para a Wikipédia, eu explico: Para os estatísticos de plantão, seria um “Erro de tipo I”, já para todos os outros mortais, é o fato de encontrar padrões em dados aleatórios. Muito comum por sinal, esse fenômeno ocorre a todo momento. Quem não se lembra do falecido polvo Paul, celebridade da copa do mundo do ano passado?
Voltando ao assunto central, se paro e me pergunto, será que existe alguma razão, pra viver assim? Alguns podem dizer que sim, até porque era esse meu objetivo agora, ou ninguém notou um pedaço de letra do Capital Inicial? Esse segundo fenômeno, no qual pessoas reconhecem palavras em sons desconexos, ou rostos em objetos aleatórios é conhecido como pareidolia. Apesar de mais um nome incomum (que o corretor ortográfico do Word não reconhece), isso ocorre sempre, quando olhamos para as nuvens e imaginamos formas, ou quando alguém decide que fez uma torrada com a face de Jesus.
Onde eu quero chegar com tudo isso?! Simples, a lugar nenhum, pois se encontramos explicação para as próprias explicações, ou para a falta de sentido das coisas, acreditar em algo torna-se uma prova de fé das grandes. É ai então que surgem aqueles cientistas dizendo que quanto mais aprendem, mais acreditam que existe um Deus. Será que eles estão falando a verdade? Ou querem simplesmente manter a ordem no mundo? Isso nunca saberemos, pois não se sabe quem será o próximo acusado de sofrer da tal da apofenia.

Bjsss e abraços a todos! Não deixem de comentar!

3 comentários:

  1. Eita, Rafa!!
    Haja dorgas neste Carnaval, hein!
    E ainda fumou um dicionário pra finalizar!! XD

    Mas curti sua viagem enciclopédica!! ^^

    ResponderExcluir
  2. COMASSIM O POVO PAUL É UMA FARSA???
    Seu blasfemador! >_<

    ResponderExcluir
  3. AHH! Que cruel, o polvo nem pode morrer que falam dele pelas costas (ou o que quer que ele tenha)!

    ResponderExcluir